Maria Madalena...
Personagem bíblica, que durante quase dois mil anos teve a reputação de prostituta até serem descobertos novos evangelhos no Egipto.
Maria Madalena é uma mulher interessante. Quer na visão católica tradicional quer agora sob um novo olhar.
De acordo com a perspectiva tradicionalista, Maria Madalena foi seguidora de Jesus Cristo, e foi a quem Ele se dirigiu na Sua ressurreição. Foi ela a primeira pessoa a vê-Lo, depois da paixão.
Porque razão se dirigiria Jesus Cristo a uma mulher, tendo tantos apóstolos homens e aparentemente mais importantes?
Com os Apócrifos encontrados...ou resgatados mais recentemente, Maria Madalena assume uma posição diferente em todo o processo. Ela é a pessoa mais próxima de Jesus quer seja física, intelectual ou espiritualmente. É conhecido o espanto de todos os apóstolos perante a preferência que Jesus sempre atribuíu àquela mulher. Poder-se-ía dizer que ela é o símbolo da doutrina cristã, afinal o perdão é para todos, sem excepção.
No envangelho de Maria Madalena, assiste-se a uma visão mais espiritual, mais orientada para o interior de cada ser humano, ao contrário de tudo aquilo que a Igreja Católica professou até meados da Idade Média.
Para além da polémica de Jesus Cristo ter sido casado com Maria Madalena, que não me interessa aqui referir, e sobre a qual tenho uma opinião muito própria, o que me parece mais importante é a relevância desta mulher na história da religião católica e do pensamento e tradições ocidentais.
Vejo Maria Madalena como uma mulher que conseguia, com inteligência e intuição, compreender a totalidade dos ensinamentos do Mestre. No entanto...ela amava-o como homem. E quanto a isso não resta a menor dúvida. O Novo Testamento está cheio de testemunhos que o provam. Ela acompanhou todo o Seu padecimento, a sua dor e a dor Dele, foram uma só. Acompanhou-O na Sua morte...e na ressurreição, enquanto os demais fugiam ou O negavam.
Ela é símbolo de Amor.
Em si, Maria Madalena viveu um Amor terreno e espiritual. Ela ensinou-nos o caminho.
Os últimos dois mil anos são repletos de acontecimentos que tentam demonstrar a todo o custo que Maria Madalena estava errada. Quantas mulheres foram perseguidas, mortas e executadas por acreditarem no Amor...?
E...que Amor é este que vivemos actualmente? É amor o que sentimos?
Vivo um amor espiritual que teima em se tornar terreno. Este sentimento quer ter o seu curso normal. Só quando o viver em plenitude é que estarei finalmente em harmonia e encontrarei a paz.
Este foi, afinal, o ensinamento de Maria Madalena.
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário